segunda-feira, junho 09, 2008

Confira como deve se comportar a Bovespa neste início de semana

A última semana foi marcada mais por baixas que por altas na Bolsa de Valores de São Paulo. E a que começa hoje promete ser volátil, segundo analistas. "A performance do dólar e do preços das commodities (matérias-primas) continuará causando oscilação", afirma a estrategista da corretora Ativa, Mônica Araújo.
Nesta segunda-feira, os investidores deverão ficar mais atentos aos números relativos à inflação. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulga o Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI) de maio e o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da semana encerrada dia 1º de junho. "Poderá haver algum reflexo na Bolsa se a inflação vier muito fora do esperado", diz Mônica.
A elevação dos preços afeta a Bovespa porque intensifica a expectativa de que o governo tente controlar a inflação por meio de um aumento dos juros básicos da economia. Quando isso acontece, os investidores preferem aplicar em ativos que rendem juros, considerados mais seguros que o mercado de ações. Quando eles vendem seus papéis, fazem a Bolsa cair.
Também serão divulgados hoje os dados semanais da balança comercial, calculados pelo Ministério do Desenvolvimento, além da Pesquisa Industrial de Emprego e Salário, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para a noite, está programado um discurso do presidente do banco central norte-americano (Fed), Ben Bernanke. Na quarta-feira passada, Bernanke discursou na Universidade de Harvard e reafirmou a preocupação do Fed com a inflação nos Estados Unidos, aumentado o sentimento de que a instituição pode elevar os juros antes do final do ano.
(Fonte: Site aeinvestimentos.com.br, Mariana Segala)