terça-feira, julho 08, 2008

Fundos apresentam menor ganho sobre a inflação desde 1996

A escalada da inflação abocanhou praticamente toda a rentabilidade registrada pelos fundos de investimento no primeiro semestre deste ano. A rentabilidade média real, ou seja, descontada a inflação, dos fundos nos primeiros seis meses de 2008 foi de apenas 0,9%, em bases anualizadas, de acordo com cálculos do site financeiro Fortuna. Trata-se do menor retorno desde 1996, início das atividades do site.
Na análise do diretor do Fortuna, Marcelo d’Agosto, o fraco desempenho pode ser uma das explicações para os pedidos de resgates feitos pelos investidores nos últimos meses. O setor acumulou uma captação líquida de R$ 23,7 bilhões no primeiro semestre, mas a maior parte desse valor veio de fundos de empresas estatais e dos governos. “Excluindo-se esses montantes, os fundos de investimento acumulam resgates de R$ 15 bilhões no ano”, pondera D’Agosto.
Ainda conforme os dados do Fortuna, o pico de rentabilidade real dos fundos foi registrado no primeiro semestre de 1999, quando atingiu 27,8% ao ano. Nos últimos cinco semestres, o desempenho também foi expressivo e superou o patamar de 10% ao ano.
Abaixo do CDI
Além de quase perder para a inflação, o desempenho dos fundos de investimento no primeiro semestre ficou abaixo do CDI – indicador de referência para as aplicações – pela primeira vez desde o primeiro semestre de 2005. Enquanto o CDI teve variação de 5,4%, os fundos registraram ganho de apenas 4,1% no período.
(Fonte: Agência Estado, Vinícius Pinheiro)