sábado, junho 28, 2008

Bovespa acumula perda de 11,4% em junho

A desvalorização da Bovespa neste mês tem assustado muitos investidores. Em junho, faltando apenas um pregão para o mês se encerrar, as perdas chegam a 11,39%. Até o momento, esse é o pior resultado mensal em mais de quatro anos.
A Bovespa conseguiu escapar de mais uma baixa ontem (subiu 0,59%), enquanto as Bolsas caíram mais um pouco lá fora. O índice Dow Jones fechou em baixa de 0,93%, o que elevou suas perdas mensais a 10,22%. A Nasdaq caiu 0,25%, com baixa mensal de 8,21%.
Desde abril de 2004, quando a Bolsa acumulou baixa de 11,45%, não se via um mês tão ruim. E, se a Bovespa voltar a recuar na segunda-feira, junho poderá ser o mês com pior desempenho desde setembro de 2002, quando o mercado foi abalado pela tensão que marcou as eleições que levaram o presidente Lula ao poder.
A Bolsa de Valores de São Paulo não tem conseguido se isolar do cenário econômico mundial mais adverso, marcado pelo enfraquecimento das principais economias e indesejáveis pressões inflacionárias, que têm derrubado os mercados acionários.
Na semana, a Bolsa paulista sofreu queda de 0,45%. Houve apenas 18 valorizações entre as 66 ações que compõem o índice Ibovespa.
(Fonte: Folha de São Paulo, Fabricio Vieira)