terça-feira, maio 13, 2008

IPCA projeta inflação de 6,37%

A estimativa para a inflação deste ano é de 6,37%, se o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos primeiros quatro meses for anualizado. A taxa de 6,37% está quase rompendo o limite superior da política de meta de inflação, de 6,5%. Essa política prevê que a meta a ser perseguida pelo Banco Central este ano é de 4,5%, mas a inflação poderá ficar num intervalo de 2 pontos porcentuais abaixo ou acima dessa meta. Em outras palavras: a inflação poderá ficar entre 2,5% e 6,5% este ano.
Se o impacto da alta dos preços dos alimentos for retirado da projeção de 6,37% para o IPCA deste ano, o índice ficará em 4,45%, ou seja, bem perto do centro da meta. O dado que mais chama a atenção, porém, é a projeção para o Índice Geral de Preços (IGP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que indica 10,22% este ano, mesmo sem considerar a alta dos preços dos alimentos.
No caso brasileiro, a inflação de alimentos está sendo acompanhada por um aumento considerável dos preços das matérias-primas, como aço, produtos químicos e metais, utilizadas pela indústria, e por uma demanda muito aquecida, segundo fonte do governo. A combinação desses três elementos é que está levando o BC a adotar uma política monetária mais ativa, com alta das taxas de juros, segundo o mesmo informante.
A avaliação de que existe atualmente uma inflação de demanda no Brasil passou a ser mais difundida no governo depois que foi divulgada pela FGV, na semana passada, a primeira prévia de maio do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), que é utilizado para a correção dos aluguéis. Até a primeira prévia de maio, o IGP-M acumula elevação de 4,48% no ano e de 11,25% em 12 meses.
(Fonte: O Estado de São Paulo, 13/05/08, Beatriz Abreu e Ribamar Oliveira)

Comento:
Com a perspectiva de aumento constante do IPCA e para aqueles que compram títulos do governo no Tesouro Direto, esse é o melhor momento para comprar Notas do Tesouro Nacional, série B (NTN-B). São títulos com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra, com juros pagos semestralmente.
Os títulos NTN-B com vencimento em 15/08/2010 estão pagando 8,26% aa + o IPCA.
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/